sexta-feira, 12 de julho de 2013

Oração pela nação

"Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade".
1 Timóteo 2:1-4

     Senhor, perdoa a iniquidade da nossa nação! Perdoa-nos porque desde pequenos nós aprendemos a ser corruptos, desde que colamos na escola, até que subornamos um policial ou compramos pirataria. Senhor, perdoa a nossa nação porque desde cedo aprendemos a sensualidade; nossas músicas, nossas roupas, nosso linguajar, nossos filmes, nosso comportamento tem sido pervertidos e extremamente lascivos! Perdoa-nos, Senhor, porque temos roubado, assassinado, abusado de crianças, de pessoas indefesas. Senhor, perdoa-nos porque não honramos nossos pais, nossos avós; nós os maltratamos e ridicularizamos. Senhor, perdoa-nos porque vemos o pobre e não estendemos a mão. Perdoa-nos porque queimamos moradores de rua. Perdoa-nos, Senhor, porque somos orgulhosos e sempre pensamos primeiro no que é bom para nós, mesmo que passemos por cima dos outros; Pai, temos sido muito egoístas! Pai, perdoa-nos pelas nossas mentiras, que temos usado para enganar os outros, mas a Ti jamais enganaremos. Perdoa-nos por nos dobrarmos a outros "deuses": o dinheiro, a ganância, a imoralidade sexual, o próprio "eu", o trabalho, o estudo e tudo o mais que pode ser um falso deus. Perdoa-nos, Senhor, porque temos sido arrogantes com os que discordam de nós. Perdoa-nos, Pai, porque traímos os nossos amigos e familiares, usamos pessoas e amamos coisas. Pai, enquanto nós não mudarmos, como o nosso país mudará? Enquanto nossas atitudes egoístas não mudarem, como faremos diferença numa nação? Acorda nosso povo, Pai! Acorda-os para a Verdade! Não são pessoas que serão capazes de transformar o rumo de um país inteiro, mas somente o Teu agir! Quando nossas pessoas forem transformadas, então haverá justiça! Pai, traze a Tua justiça, a Tua paz para o nosso país. Toma o coração dos nossos governantes, ensina-nos a orar por eles, a amá-los apesar de toda a sua corrupção e injustiça, mas não nos calarmos perante toda afronta deles para com o nosso povo. Pai, impede leis que não sejam para o bem do povo de serem aprovadas! Leis que matem inocentes (aborto), leis que tirem o direito de expressão de qualquer pessoa... Ensina-nos a aceitar opiniões diferentes, sem odiar e fazer querra aos que pensam de forma divergente da nossa! Ensina-nos, Senhor, a Te buscar, pois só é feliz a nação cujo Deus é o SENHOR!

Arrebatamento - só as virgens prudentes sobem

     Tem gente que não acha importante estudar sobre o fim dos tempos, o Apocalipse, etc. Se realmente não fosse, não estaria escrito: "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo" em Apocalipse 1.3.
     Hoje eu queria falar algo, que não é realmente um estudo detalhado, é apenas um alerta. Deus tem me incomodado quanto ao fato da sua vinda estar chegando e as pessoas dentro da igreja estarem tão preocupadas com poder, fama, querer ser o mais inteligente, o mais bonito, ter a melhor roupa, querer tocar ou cantar melhor que o outro, pregar melhor... Brigas, invejas, ciúmes, coisas vãs! Estamos perdendo tempo enquanto o mundo à nossa volta desmorona precisando de Deus.
     Afinal, qual o alvo, a razão da nossa passagem por esta terra? É expandir o Reino de Deus. Veja bem: expandir o Reino de Deus, não o reino da minha igreja ou denominação.
     E então, igreja de Deus? Você lembra que Jesus está voltando, certo? Vamos ver onde está escrito isso.

João 14:1-3
1 - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3 - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

I Tessalonicenses 4:16-17
16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 - Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

I Corintios 15:51-52
51 - Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
52 - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Hebreus 9:28
28 - Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

Apocalipse 3:10
10 - Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Obs.: Se a igreja é guardada da hora da tentação, e não na hora da tentação, logo, dá-se a entender que a igreja é tirada antes da tribulação que há de vir sobre todo o mundo.

II Timóteo 4:8
8 - Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.


A parábola das 10 virgens
Mateus 25:1-13
1 - Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
2 - E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
3 - As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4 - Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
5 - E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
6 - Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
7 - Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
8 - E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
9 - Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
10 - E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11 - E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR, Senhor, abre-nos.
12 - E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
13 - Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

-Todas pensavam que se casariam. 1 - Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

-Todas, de início, possuíam azeite em suas lâmpadas. Tanto que ao final, as cinco imprudentes estavam com suas lâmpadas “se apagando” ainda. 8 - E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

-As prudentes levaram azeite extra, porque não sabiam quanto tempo o noivo demoraria a chegar. 4 - Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

-O azeite (o Espírito Santo), não pode estar em abundância na vida de uma pessoa se esta não O tem buscado. Como vemos na parábola, o azeite deveria ser comprado! Há um preço de abnegação para se ter o azeite de Deus! 9 - Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

-Estamos cheios do Espírito Santo? Vamos lembrar que o Espírito Santo não é um líquido, para que literalmente nos “encha”. Encher-se do Espírito é estar sob o controle total dele.
Efésios 5:18-21
18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
19 - Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
20 - Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
21 - Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

-Temos estado em comunhão? Temos buscado a Deus fora dos domingos? Temos considerado os outros superiores a nós mesmos ou nosso coração está cheio de orgulho e arrogância, achando que somos os donos da verdade? Temos nos preocupado com pequenas coisas antes de nos preocuparmos com as coisas do Senhor?

Romanos 8:13
13 - Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

Quais são as coisas me mais preocupam e ocupam a sua mente? As coisas da carne ou as coisas do espírito?

Efésios 4:22-32
22 - Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
23 - E vos renoveis no espírito da vossa mente;
24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
25 - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
26 - Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
27 - Não deis lugar ao diabo.
28 - Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
31 - Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

     Ainda há mentira na sua vida? Há falta de perdão? Há raiva em demasia? Há egoísmo? Há orgulho? Há gritaria? Há impureza (seja em comportamento, olhar, intenção ou pensamento)?
     Se Jesus voltasse agora ele encontraria uma noiva preparada, prudente, com azeite suficiente, ou uma noiva desprevenida, com mágoas, com ira, com mentiras, maledicências? A parábola deixa bem claro que o noivo diz que não as conhece. Seu rosto é conhecido diante de Deus? Você é uma noiva ou uma “ficante”? 
     Podemos estar dentro da igreja, fazendo as coisas de Deus, porém, muito longe dEle. Podemos já ter tido algum azeite para nossa lâmpada se acender, mas como ela está hoje? Apagando-se, nos deixando no escuro ou brilhando com o brilho que a Palavra de Deus tem? Salmos 119:105
105 - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Quando estamos com o Senhor, nosso maior interesse e preocupação deve ser com as coisas do Senhor, com a glória dele, com as pessoas que precisam ser alcançadas. Nossa maior preocupação deve ser se estamos vivendo de acordo com Sua Palavra, não se nossas roupas são bonitas, se estamos solteiros, namorando ou casados, se estamos numa boa posição de poder, de fama, se somos os mais inteligentes, os mais bonitos. Quando essas coisas enchem nosso coração, não sobra muito espaço para o azeite de Deus, o Espírito Santo.

Salmos 139:23-24
23 - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24 - E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Vamos olhar as listas de Gálatas 5 e fazer uma sincera autoanálise com Deus?

Gálatas 5:17-26
17 - Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.
18 - Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.
19 - Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
20 - idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
21 - e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes
. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

22 - Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
23 - mansidão e domínio próprio
. Contra essas coisas não há lei.
24 - Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
25 - Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
26 - Não sejamos presunçosos
(*vaidosos), provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.

Oro para que o Senhor acorde sua igreja adormecida, que tire do nosso meio as preocupações vãs, as obras da carne do meio do seu povo, a começar em mim mesma! Vamos lembrar que só as virgens prudentes subirão. Vem, Senhor Jesus!