sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Reino de Deus

1.       O que é Reino?
Domínio, lugar ou campo em que alguém ou alguma coisa é senhor absoluto.

2.       O que é Reino de Deus?
É onde o SENHOR tem domínio absoluto. A Bíblia fala sobre o Reino de Deus:

2.1. O Reino de Deus não é deste mundo. É espiritual.
João 18:36
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.

I João 5:19
19 - Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.

João 14:30
30 - Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;

Efésios 2:2
2 - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.

     Ainda assim, Deus não perdeu o controle sobre sua criação e, um dia, todo o mundo será reinado por Cristo fisicamente.

2.2. O Reino de Deus vai além de coisas materiais. Jesus mandou buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, que as coisas necessárias para o corpo nos seriam acrescentadas pelo Pai. Ele nos admoesta a não nos preocuparmos em ajuntar riquezas nesta terra, porque o nosso Pai tem um Reino preparado para nós, muito melhor do que o deste mundo.
Lucas 12:22-34
22 - E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.
23 - Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.
24 - Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?
25 - E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
26 - Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
27 - Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
28 - E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
29 - Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
30 - Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
31 - Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
32 - Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
33 - Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
34 - Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

João Batista anunciava que o Reino de Deus estava próximo, ou seja, Jesus estava chegando. E não era para dar um golpe político, era para trazer paz com Deus, era para trazer a mensagem do Pai para o coração das pessoas, para libertá-las do pecado!
Mateus 3:1-3
1 - E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
2 - E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
3 - Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.

2.3. O Reino de Deus está dentro das pessoas! Um cidadão do Reino é aquele que tem sua vida sob o domínio de Cristo. Ou seja, Deus é o que tem poder absoluto sobre a pessoa, para que Ela seja parte do Seu Reino.
Lucas 17:20-21
20 - Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência.
 21 - Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.

2.4. O Reino de Deus traz para a vida de seus cidadãos, atributos espirituais.
Romanos 14:17
17 - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Onde o SENHOR reina há justiça (justificação, pecados perdoados), paz (tendo os pecados perdoados, temos paz com Deus e também buscamos sempre ter paz com as pessoas) e alegria no Espírito Santo. Um cidadão do Reino pode até ser injustiçado, viver em meio à guerra, mas continuar tendo alegria no Espírito Santo, porque são atributos do homem interior!

3.       Qual é, então, a nossa missão?
Nossa missão é expandir o Reino, ou seja, trazer mais cidadão para o Reino. Mais pessoas justificadas, tendo paz com Deus e alegria no Espírito Santo.
Mateus 28:19-20
19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

3.1. E a obra social? Não faz parte da nossa missão?
     Jesus nunca ordenou a obra social como missão. Obra social é um compromisso de amor de cada crente, pessoalmente. Não é uma missão da igreja, embora ela possa fazer, até como uma estratégia de evangelização. Mas seu objetivo é ganhar almas para o Reino de Cristo, que não é deste mundo. Obra social é demonstração de amor e deve ser feita por todos nós individualmente, mas não deve ser confundida com A MISSÃO da igreja, que é evangelizar. A prioridade jamais deve ser trocada! Jesus veio trazer libertação do reino “do pecado” para o “reino da justiça”!
     Paulo fala um pouco sobre  a obra social da igreja:
I Timóteo 5:3-16
3 - Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.
4 - Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.
5 - Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações;
6 - Mas a que vive em deleites, vivendo está morta.
7 - Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis.
8 - Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.
9 - Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido;
10 - Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.
11 - Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se;
12 - Tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé.
13 - E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém.
14 - Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não deem ocasião ao adversário de maldizer;
15 - Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.
16 - Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.

     Como vemos, havia uma série de requisitos para ser sustentado de alguma maneira pela igreja, pois não era este o seu objetivo. Sustentavam-se as viúvas porque não havia outra forma delas sobreviverem. E eram as viúvas DA IGREJA, ou seja, membros daquela comunidade de cristãos! O sustento era para que entre eles não houvesse ninguém passando necessidade.
     Paulo exorta a que demos assistência a quem pudermos, mas, principalmente aos domésticos da fé! Como pessoa, devemos ajudar os pobres, mas a igreja não tem a obrigação de sustentar a todos, sua missão é levar o evangelho de Cristo. Não podemos confundir as coisas.
Gálatas 6:9-10
9 - E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
10 - Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
Então, como filhos de Deus, não devemos nos conformar ao passar por alguém que está com fome ou frio e, podendo fazer alguma coisa, despedir a pessoa vazia. Mas o nosso zelo social maior é primeiro com os nossos irmãos, os domésticos da fé. E a missão da igreja como um todo, levar o evangelho de Cristo à todo o mundo.

4.       O Reino de Deus será sempre apenas espiritual?
     Primeiro, Deus tem o controle de tudo, apesar de o mundo estar sob o principado do maligno. O maligno tem um principado porque Deus ainda está permitindo.
     A Bíblia fala de um período milenar (se são mil anos literais, não sabemos) em que Cristo “regerá as nações”, após o diabo ser preso. Na verdade, nós, cidadãos do Seu reino, reinaremos com Ele! Muitas passagens da Bíblia, tanto no Novo como no Antigo Testamento falam sobre esse período, sendo por vezes, mal interpretadas.
     Vamos ver, primeiro, em Apocalipse:

Apocalipse 19:11-21
11 - E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
12 - E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
13 - E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
14 - E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
15 - E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
16 - E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
17 - E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;
18 - Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
19 - E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.
20 - E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
21 - E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
Apocalipse 20:1-4
1 - E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
2 - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3 - E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
4 - E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

Ainda vai haver um período de plena paz e justiça na terra, que o próprio Deus imporá!

Isaías 11:1-16
1 - PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
2 - E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
3 - E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
4 - Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
5 - E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
6 - E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
7 - A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
8 - E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.
9 - Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
10 - E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.

Isaías 65:17-25
17 - Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
18 - Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo.
19 - E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
20 - Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado.
21 - E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto.
22 - Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.
23 - Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus descendentes estarão com eles.
24 - E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.
25 - O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.

II Timóteo 2:11-12
11 - Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos;
12 - Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;

Salmos 9:5-8
5 - Repreendeste as nações, destruíste os ímpios; apagaste o seu nome para sempre e eternamente.
6 - Oh! inimigo! acabaram-se para sempre as assolações; e tu arrasaste as cidades, e a sua memória pereceu com elas.
7 - Mas o SENHOR está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.
8 - Ele mesmo julgará o mundo com justiça; exercerá juízo sobre povos com retidão.

Apocalipse 20:7-10
7 - E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8 - E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
9 - E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.
10 - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

     Um dia este mundo será regido por Jesus, haverá um período de verdadeira paz, onde Deus mostrará que é possível um governo santo, justo e incorruptível. Mas somente com um líder santo, justo e incorruptível, ou seja, Ele mesmo. Ele próprio guerreará de forma sobrenatural e tomará o controle de toda a sua criação. Não precisamos perder o sono com as coisas deste mundo. Não temos poder de mudar o curso da história pré-estabelecida pelo SENHOR. Nosso papel é continuar expandindo o Reino de Deus no coração das pessoas e, um dia, o próprio Deus trará o Seu Reino a esta terra, quando toda a terra se encherá do conhecimento da glória de Deus.


Um comentário:

Lídia Monteiro disse...

O ítem 3.1 é fundamental!