segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Perdão


    Quero falar de algo que tenho aprendido com Deus: perdão. Há algum tempo atrás como isso era difícil para mim! Mas Deus, na sua infinita misericórdia, nos coloca em situações difíceis (e como!) onde podemos crescer.
    Quando ficamos irados contra alguém, estamos reagindo do modo natural de qualquer ser humano. É normal sentirmos raiva quando ouvimos algo errado. Mas a partir de quando começamos a remoer e falar mal de quem nos ofendeu... Aí é que se encontra o pecado.

    Efésios 4.26: "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira."
    Ter uma sentimento de raiva num momento é normal (mesmo assim, em muitos desses momentos, nem precisaríamos ficar tão irados). Porém, não devemos deixar que o "sol se ponha" com aquela ira ainda acesa. Ou seja, perdoe o mais rápido possível! Não espere ninguém pedir perdão a você. Parece impossível? Realmente, pois o perdão é algo que vem de Deus, não de nós mesmos.
    Certa vez eu estava muito irada com uma pessoa. Comecei a falar com Deus: "Deus, eu estou com muita raiva de Tal Pessoa". Imediantamente, abri minha Bíblia e imaginem qual foi a palavra consoladora que Deus me deu! Mateus 6.15: "Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.". Levei este "tapa na cara" e pedi a Deus que me ajudasse a perdoar a pessoa. Graças a Deus, tudo ficou bem. Entendi o quanto eu sou dependente da misericórdia de Deus! Eu também preciso que Deus me perdoe! Como vou deixar de perdoar alguém? Quantas vezes eu já precisei (e ainda vou precisar, infelizmente) ser perdoada por alguém? Se eu sou tão imperfeita, por que não perdoar meu irmão, que também o é?
    Numa outra vez, chegou-me a notícia de que algumas pessoas falaram coisas ruins minhas pelas costas. Como eu já estava bem estressada, fiquei infinitamente mais. Porém, busquei a Deus e falei com ele: "Deus, eu perdoo Fulano, Beltrano...". Declarei perdão a cada um, mesmo sem sentir nada de perdão no meu coração. E ainda pedi algo a Deus (já que duas das pessoas eram meus amigos): que Deus me mostrasse quem eram de fato aqueles dois amigos meus. Pouco tempo depois, quando a raiva ainda não tinha passado completamente, Deus me deu o seguinte texto: Zacarias 8.17: "e nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu companheiro, nem ame o juramento falso; porque todas estas coisas eu aborreço, diz o Senhor". Então eu me dei conta da minha loucura. Eu acreditei naquilo que me disseram, sem averiguar a exatidão dos fatos! E se a história que me contaram não foi bem assim? Deus operou o perdão no meu coração. Algum tempo depois daquela minha oração, Deus me mostrou quem eram de verdade aqueles meus dois amigos. Percebi que realmente são pessoas do Senhor! Podem até errar algum dia (como eu mesma), mas são do Senhor. A partir do momento que eu tomei a decisão de perdoar, mesmo sem sentir nada, Deus fez com que isso se tornasse verdade no meu coração.
    Não entendo crentes que dizem que já perdoaram, mas continuam falando mal da pessoa que os ofendeu, que vivem sempre remoendo. Eu já fiz muito isso! Hoje, entendo que o perdão realmente requer uma atitude diferente em relação ao nosso ofensor. A justiça não é minha, mas de Deus! (Efésios 6.12: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."; Romanos 12.19: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.") A mim cabe apenas a misericórdia e o amor.
    Colossenses 3:
8."Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9.Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
10.Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
11.Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
12.Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
13.Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
14.E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
15.E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos."
    Só para que não fique mal entendido, repreender o irmão com mansidão também faz parte do amor. Mateus 18.15: "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;"
    Não fique esperando pedirem perdão a você, abra mão do seu orgulho e faça como Jesus na cruz, que perdoou quando todos o estavam humilhando! Lucas 23.34: "E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes."

    Essa música é muito bonita: A Força do Perdão - Sérgio Lopes

Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: